Revisão do Ranking, Prós e Contras

Quando digo “motor de busca” o primeiro pensamento na sua cabeça é provavelmente o Google.

E você está certo, o Google é o motor de busca mais famoso na internet, mas está longe de ser o único.

Na verdade, existem muitos outros mecanismos de busca, e as pessoas os usam regularmente também.

Os mecanismos de busca são uma grande parte de nossas vidas no mundo de hoje e os usamos o tempo todo.

Não importa se você quer olhar para fotos de gatinhos bonitos, obter conselhos sobre como fazer SEO para iniciantes, aprender como o Facebook está ganhando dinheiro ou obter algumas receitas vegetarianas incríveis — usamos constantemente mecanismos de busca e eles estão facilitando nossas vidas.

Somos dependentes deles e precisamos de informações imediatas e atualizadas o tempo todo.  

Todas as empresas devem estar cientes dos diferentes mecanismos de busca, pois geralmente focamos apenas nos rankings do Google e pode haver muitas oportunidades perdidas para não levar os outros mecanismos de busca em conta.

Dependendo do país e da indústria em que o negócio está localizado, o Google pode nem ser o motor de busca dominante.

É por isso que, neste post, vou investigar os diferentes mecanismos de busca, suas vantagens e desvantagens e como usá-los melhor.

1. Google

Vamos começar com o mecanismo de busca mais famoso e usado no geral — o Google.

Em agosto de 2019, o Google representou 75,74% de todas as pesquisas de desktop e laptop, de acordo com o NetMarketShare.

Isso é muito! Além disso, o Google manteve o percentual entre 74% e 78% desde 2018.

Algumas estatísticas interessantes e importantes sobre o Google são:

Google processa 2 trilhões de pesquisas anualmenteGoogle reivindicou 93% de todas as visitas de mecanismos de busca orgânica nos EUA no segundo trimestre de 2019O maior número de visitantes do Google é dos EUA, mais de um quartoO Google é responsável por 96,2% no Brasil de todo o tráfego de mecanismos de busca via desktop, e 95,9% na Índia.

Em janeiro de 2020, a porcentagem do Google caiu um pouco, com Bing e Baidu ganhando mais popularidade do que antes.

No entanto, o Google ainda tem mais de 70% do uso do mecanismo de pesquisa de desktop e laptop.

O Google está dominando o mercado em todos os setores, seja pesquisa de desktop, celular ou tablet.

A razão por trás do sucesso do Google sempre foi a qualidade dos resultados de pesquisa que eles continuam trabalhando o tempo todo.

O Google está usando algoritmos sofisticados que dão aos seus usuários as informações mais relevantes em todos os momentos.

E o Google nunca vai parar. Eles estão constantemente melhorando seus algoritmos existentes e adicionando novos fatores que os tornam os mais relevantes e confiáveis para os usuários.

O Google não está apenas alimentando seu próprio mecanismo de busca, mas eles estão fornecendo seus resultados de pesquisa para outros motores.

A maior vantagem do Google como um mecanismo de busca é, obviamente, o enorme tráfego potencial.

Você pode alcançar o maior número de pessoas via Google.

Por isso, a maior desvantagem é a concorrência feroz, já que todos querem pegar um pedaço desse tráfego orgânico.

Relevante: Aprenda todas as dicas sobre como classificar seu site para o topo do Google aqui

2. Bing

Bing ocupa o segundo lugar nesta lista, representando mais de 12% de todas as pesquisas de desktop e laptop no mundo.

O motor de busca passou de terceiro lugar para segundo lugar no período de 2018 a 2019, representando mais de 9% do mercado na época.

Foi criado em 2009 como uma resposta ao Google pela Microsoft. E ele conseguiu um pouco em termos de ser um mecanismo de busca relevante, mas não está nem perto do Google quando se trata de ser o mais usado.

Bing está sempre tentando se tornar um melhor motor de busca e inclui os serviços usuais como web, imagem, pesquisa de vídeo, mapas, etc.

Quando se trata de negócios, eles introduziram uma plataforma chamada Places (Equivalente ao Google My Business) que é um bom lugar para as empresas mergulharem.

Bing é o mecanismo de busca padrão em todos os PC Windows, já que é um produto da Microsoft. Mesmo assim, eles não conseguiram entender a atenção dos usuários mais do que o habitual.

De acordo com alexa, Bing é no momento o número 25 nos sites mais visitados do mundo na internet. O primeiro lugar pertence ao Google.

Algumas das vantagens são que ele classifica as home pages em oposição a blogs, rastreia conteúdo oculto e não escondido e tem uma indexação de vídeo excelente.

A principal desvantagem é que ele fornece resultados mais lentos e menos relevantes em comparação com o Google.

3. Baidu

Fundado em 2000 por Eric Xu, o Baidu é hoje o terceiro motor de busca mais usado superando o Yahoo.

Baidu é o motor de busca mais usado na China, mas também tem alguns usuários nos EUA, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul.

Ele tem os recursos padrão do mecanismo de busca, como pesquisa na Web, pesquisa de áudio, pesquisa de imagens, etc. Além disso, oferece serviços como notícias, mapas, armazenamento em nuvem e muito mais.

Muitas pessoas o chamam de “Google chinês”.

✋ Stop worrying about SEO and have me do it for you

PS: Ready to work with the 0.01% of all SEOs worldwide? Click here.

No período de 2018 a 2019, a Baidu ficou atrás apenas de Bing com apenas 0,07% menos uso.

Algumas das vantagens de usar o Baidu são que ele oferece recursos incríveis e resultados de pesquisa de alta qualidade.

Também tem muitas opções de publicidade para empresas.

Quando se trata de desvantagens, uma das maiores é a censura governamental que leva a questões de integridade dos resultados de pesquisa.

4. Yahoo

O Yahoo é um dos mecanismos de busca mais conhecidos, principalmente porque também é um provedor de e-mail muito popular.

Nos primeiros dias, era um concorrente próximo do Google.

No passado, antes de 2015, a pesquisa do Yahoo era alimentada apenas pelo Bind, mas depois disso o Google também entrou na imagem para que os resultados fossem fornecidos por ambos.

A partir de outubro de 2019, o Yahoo é mais uma vez alimentado apenas por Bing.

Os navegadores Firefox têm o Yahoo como seu mecanismo de busca padrão, e é um dos quatro mecanismos de busca mais usados.

Em janeiro de 2020, o Yahoo responde por 2,15% das pesquisas mundiais. Isso é significativamente menor do que os três principais provedores, mas ainda é muito melhor do que um punhado de outros mecanismos de busca nesta lista.

Quando se trata de vantagens, o Yahoo oferece resultados orgânicos completos e tem melhores recursos de pesquisa de compras do que outros mecanismos de busca.

Desvantagens são os resultados de pesquisa não datados, juntamente com a rotulagem pouco clara de anúncios que podem dificultar saber quais resultados são anúncios e quais são resultados orgânicos.

5. Yandex

A Yandex é um motor de busca que opera principalmente na Rússia com mais de 60% de sua participação de mercado no país.

A Yandex orgulha-se de apresentar a empresa como altamente tecnológica, oferecendo produtos inteligentes e serviços movidos a aprendizado de máquina.

Foi lançado no início de 1997 e desde então tem presença não só na Rússia, mas em países como Ucrânia, Turquia, Bielorrússia, China, Alemanha e Cazaquistão.

Quando se trata de serviços que oferece, ele tem recurso de mapas, recurso de música, tradutor online, um serviço de armazenamento em nuvem, recurso de dinheiro e outros serviços.

Dito isto, as empresas interessadas em direcionar o público desses países podem ser a sua melhor opção.

O motor de busca está disponível tanto em cirílico quanto em inglês.

As vantagens da Yandex são que ela fornece resultados de pesquisa relevantes localmente, tem uma opção única de pesquisa de imagens e pode ser personalizada para diferentes países.

As desvantagens incluem alcançar pessoas fora dos países anteriormente mencionados e coletar dados de usuários como outros mecanismos de busca.

6. DuckDuckGo

DuckDuckGo respondeu por 0,47% das buscas em janeiro de 2020, tornando-se o sexto motor de busca mais usado no momento.

DuckDuckGo não tem seu próprio índice de pesquisa, como por exemplo, Google ou Bing.

Eles geram seus resultados através de um monte de fontes. Isso significa que eles agora têm seus próprios dados, mas usam os dados de outras fontes para responder às perguntas de seus usuários.

Claro, isso é uma enorme limitação para um motor de busca. Por exemplo, o Google tem seus próprios algoritmos que rastreiam a web para obter os resultados de pesquisa mais relevantes.

Eles oferecem serviços usuais, como procurar imagens, mapas, vídeos e outros serviços.

Outro recurso legal que este mecanismo de pesquisa tem são as informações de zero-clique onde todas as respostas são apresentadas na primeira página.

As vantagens são que o DuckDuckGo não rastreia ou mantém os dados do usuário, ele oferece resultados rápidos e tem uma interface limpa e amigável.

As desvantagens são que os resultados não são personalizados devido ao não uso de dados, e nesse sentido são bastante limitados.

7. Perguntar

O próximo na fila no momento é Ask.com anteriormente conhecido como Ask Jeeves.

A pergunta é feita em formato de pergunta-resposta, e as perguntas são respondidas por outros usuários.

Em janeiro de 2020, a Ask representou 0,18% das buscas, ocupando o sétimo lugar na lista dos melhores da lista de busca.

Foi fundada em 1995 e conta com a comunidade para fornecer as respostas às perguntas.

No entanto, esse processo requer muitos dados de arquivamento e, por isso, as respostas podem não ser tão atuais quanto as dos outros mecanismos de pesquisa, que é uma das maiores desvantagens.

Para combater isso, Ask.com recebe ajuda de um mecanismo de busca de terceiros sem nome.

8. Naver

O próximo da fila é Naver.

Naver é um motor de busca sul-coreano que foi formado em 1999 e o primeiro portal na Coreia a ter seu próprio mecanismo de busca.

Oferece muitos serviços como e-mail, notícias, Q & A online, etc.

Em setembro de 2017, Naver foi responsável por mais de 70% de todas as pesquisas na Coreia do Sul.

Para isso, Naver é conhecido como o “Google da Coreia do Sul”. As empresas interessadas nessa parte do mundo devem considerar fortemente o uso de Naver para suas investigações.

Uma das maiores vantagens que a Naver tem neste mercado é que seus algoritmos são construídos em torno da língua coreana, fazendo com que produza resultados mais relevantes do que outros mecanismos de busca.

A desvantagem é que ele não pode ser comparado ao Google em engatinhar e indexar.

9. Ecosia

A Ecosia é um mecanismo de busca com sede em Berlim, Alemanha, focado em questões ecológicas como o desmatamento.

O buscador doa 80% de seus lucros para organizações sem fins lucrativos que combatem o desmatamento.

Eles se consideram um negócio social que protege a privacidade dos usuários.

Você pode fazer parte desse movimento sustentável e a cada 45 buscas aproximadamente, plantar uma árvore. O motor de busca mantém a pontuação em quantas árvores você plantou.

E

Também mostra quantas árvores o total de usuários plantou. É um motor de busca gamificado com uma boa causa.

O mecanismo de busca tem todos os recursos normais, como procurar web, imagens, vídeos, e ainda está em desenvolvimento.

A vantagem aqui é que parece que eles estão ajudando a plantar essas árvores de verdade de acordo com suas demonstrações financeiras para que você possa contribuir para o planeta com uma simples pesquisa de informações.

A vantagem é que eles não podem competir com um gigante como o Google quando se trata da relevância de dados e recursos.

Mas eles estão colaborando com eles, então, por exemplo, quando você tenta ver mapas na Ecosia, ele leva você direto para o Google Maps que na minha opinião é melhor do que tentar e não competir com o Google. 

Você aprendeu algo novo com este post? Deixe-me saber nos comentários abaixo qual motor de busca é o seu preferido fora destes! Você também pode me cumprimentar na minha página do Facebook ou me seguir no Twitter para obter dicas rápidas de marketing digital, mídias sociais e SEO. 

Não se esqueça de verificar minhas outras postagens úteis no Google:


Source alejandrorioja.com

Visualizing Paris, Barcelona and other Cities
Tule Springs Fossil Beds | National Park Foundation
Tác giả

Bình luận

Leave a Message

Registration isn't required.

Inform INC News - Breaking News, Latest News and Videos